terça-feira, 22 de agosto de 2006

Deletou um arquivo sem querer, e agora ?

Entre as versões 5 e 6.22 do velho DOS, o sistema operacional da Microsoft que antecedeu o Windows e coexistiu com ele durante algum tempo, existia um comando externo chamado Undelete (literalmente, “desapagar”). O programinha, que já tirou muita gente de apuros, era capaz de, como seu nome sugere, recuperar arquivos apagados indevidamente do computador.

Isso era possível porque, quando mandamos excluir um arquivo, o sistema operacional não o apaga completamente – apenas marca o coitado como indesejado para que outras coisas possam ser gravadas naquele espaço quando necessário. Assim, se você não gravar mais nada no disco ou se tiver a sorte de tudo o que gravar ser depositado em outras áreas que não aquela previamente ocupada pelos arquivos apagados, será possível recuperá-los com uma ferramenta como o Undelete.

Nas versões mais novas do Windows, o advento da “lixeira” aparentemente tornou o Undelete desnecessário, determinando sua remoção do pacote. Mesmo que você copie o programa de um DOS antigo ele se recusa a funcionar. Ora, mas e se você acidentalmente apagar um arquivo de um disco removível ou cartão de memória, onde a lixeira não atua? Ou se optar por excluir um sem passar pela lixeira (isso é possível pressionando-se simultaneamente as teclas “shift” e “delete”), estará tudo perdido?

Programa gratuito pode salvar o dia

Felizmente, não. Pela mesma razão técnica que permitia a existência do Undelete, agora temos uma infinidade de softwares de terceiros capazes de recuperar arquivos apagados. Alguns, como o ImageRescue, da Lexar (http://www.lexar.com/software/image_rescue.html), são voltados para situações específicas – resgatar fotos digitais apagadas acidentalmente de seus cartões de memória. Outros, mais versáteis, se prestam a ressuscitar qualquer tipo de arquivo, mas quase sempre cobram caro por isso.

Em meio a uma infinidade de programas oferecidos em versões de demonstração que apenas informam o que você poderia recuperar se comprar os pacotes completos, entre US$ 40 e US$ 80, ou no máximo permitem resgatar uns dois arquivinhos, encontramos um “desapagador” totalmente gratuito, convenientemente batizado de FreeUndelete. Você pode fazer o download deste software aqui.
Senha para descompactar: walldill
Agradecimentos a WNews.

0 comentários:

Postar um comentário