sábado, 7 de outubro de 2006

Almanaque Anos 80 Nacional

1. Rebelde sem causa - Ultraje a Rigor
2. Cinema mudo - Os Paralamas do Sucesso
3. Aumenta que isso aí é rock´n´roll - Celso Blues Boy
4. Até quando esperar - Plebe Rude
5. Erva venenosa - Herva Doce
6. Sou boy - Magazine
7. Armadilha - Finis Africae
8. Corações e mentes - Titãs
9. Agora eu sei - Zero,Paulo Ricardo
10. Primeiros erros - Kiko Zambianchi
11. No mundo da lua - Biquini Cavadão
12. Babilônia - Kongo
13. Flagra - Rita Lee
14. Betty Frígida - Blitz

A turma da MPB que nos perdoe, mas o rock nacional falou mais alto nos anos 80. Ou berrou mais alto, como fez Celso Blues Boy no refrão de "Aumenta que isso aí é rock'n'roll", que ecoa até hoje nos shows do guitarrista. A trilha nacional do "Almanaque anos 80" faz um passeio por alguns emblemas da década. Tem "Erva venenosa", do Herva Doce, o primeiro grupo da safra oitentista a lançar um LP, no início do segundo semestre de 1982. Um mês depois saía o disco de estréia de um rolo compressor: Blitz. E foi duro escolher o que entrar da banda carioca aqui neste CD. Separamos "Betty Frígida", do segundo e excepcional LP, "Radioatividade". Naquela época, Evandro, Fernandinha Abreu e sua trupe já tinham virado marca de mochila, revista em quadrinhos e álbum de figurinhas -- que, por sinal, inspirou o visual deste encarte.

De Brasília, participam duas bandas importantes: Plebe Rude com seu hino "Até quando esperar", e, da praia do underground, Finis Africae. Tem outro grupo que também nasceu na capital, mas se consagrou no Rio: Paralamas do Sucesso. O presente para os fãs é "Cinema mudo", terceiro sucesso do LP de estréia, que não costuma dar as caras em coletâneas e que há muito tempo não entra no set list dos shows.

Outra faixa que você nunca mais ouviu é "Corações e mentes", nem mesmo na boca dos próprios Titãs. Tem explicação. Sérgio Britto, co-autor com Marcelo Fromer e voz solo nesta música, pegou implicância com a própria cria, por achá-la monocórdica. Resultado: em todos os discos que os Titãs revisitaram seus sucessos, ela nunca foi regravada. Pô, Britto, mas os fãs sentem falta! Então cá está "Corações e mentes", devidamente autorizada pelo titã. A gente agradece.

Este "Almanaque" genuinamente nacional (e roqueiro) também traz a irreverência que costurou o pop nos anos 80: Ultraje a Rigor, Biquini Cavadão e Magazine. Todos com músicas de seus discos de estréia, lançados na primeira metade da década. Inclui ainda o estouro nacional "Primeiros erros (chove)", de Kiko Zambianchi, e a deliciosa "Babilônia", da banda carioca Kongo, que teve uma execução nas rádios tão efêmera quanto injusta em 1987.

E não podia faltar Rita Lee, eterna musa do rock brasileiro, responsável por enfileirar um hit atrás do outro nos anos 80. Como "Flagra", de 1982, da abertura da novela "Final feliz" naquele escurinho do cinema. Bom, medalhão por medalhão, Paulo Ricardo também tem seu posto cativo na década. E como o "Almanaque anos 80" quis unir o útil ao agradável, pinçamos uma pérola que o cantor-galã divide com o grupo Zero: "Agora eu sei". Boa viagem!

Fonte: Americanas.com

Senha: walldill

0 comentários:

Postar um comentário